Entendendo o que é a hérnia de disco.
Trata-se de uma lesão frequente na região lombar, é o deslocamento dos discos intervertebrais da coluna vertebral, também chamado de abaulamento discal. Hérnia é o termo médico para quando uma estrutura se desloca para outra região além do seu local de origem.
Entendendo o que é a hérnia de disco.
Trata-se de uma lesão frequente na região lombar, é o deslocamento dos discos intervertebrais da coluna vertebral, também chamado de abaulamento discal. Hérnia é o termo médico para quando uma estrutura se desloca para outra região além do seu local de origem.
Essa é a doença que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxas, pernas e pés.
No caso da coluna, isto ocorre devido ao rompimento do anel fibroso, permitindo com que o disco intervertebral se desloque para fora, atingindo tecidos vizinhos.
Pesquisas mostram que em cerca de 65% dos casos de hérnia de disco os pacientes são assintomáticos, não tem sintomas, nem indícios de manifestação do problema.
Por isso é de extrema importância a visita à um profissional habilitado para obter o diagnóstico correto da sua condição dolorosa, de preferência um ortopedista e posteriormente iniciar o tratamento mais adequado, considerando o quadro e a necessidade do paciente.
Conheça as principais causas da hérnia de disco.
Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento das suas vidas.
São apontados como os grandes vilões que acarretam a hérnia de disco, o excesso de carga na coluna vertebral, o que desloca o núcleo do disco rompendo o anel fibroso, e o desgaste causado pelo tempo, onde o anel fibroso se rompe naturalmente devido aos esforços causados no decorrer da vida do paciente.
Importante saber que a hérnia de disco não virá necessariamente acompanhada de dor, podendo ser identificada por meio de um exame de imagem .
Fatores externos como traumas ou acidentes ,também devem ser considerados para o surgimento de hérnias de disco.
Tente ficar bem longe de fatores de risco como: – Excesso de peso; – Sedentarismo; – Alcoolismo; – Tabagismo ; – Atividades de grande esforço físico, porém a genética deve ser considerada nessa relação.
Relacionamos alguns sintomas da Hérnia de disco.
A hérnia de disco pode ocorrer em toda a região da coluna vertebral, portanto seus sintomas variam de acordo com a localização.
As regiões Cervical e Lombar são as mais comuns de abaulamento discal. Em casos de hérnia Cervical, os principais sintomas são:
– Sensação de fraqueza nos braços e membros superiores;
– Dor nos braços ou ombros;
– Dor ao mover o pescoço;
– Sensações desagradáveis na região cervical ou dos membros superiores;
– Formigamento nos ombros, braços e mãos;
– Dor com padrão em Choque ou agulha fina na região da cervical.
Quando a Hérnia ocorre na região Lombar, os sintomas são:
– Sensação de formigamento e queimação irradiada;
– Sensação de fraqueza nas pernas;
– Dor irradiando para as pernas;
– Dor na região Lombar, com piora à flexão anterior;
– Dor ao longo do trajeto do nervo ciático;
– Dificuldade em elevar a parte anterior do pé.
Existem os casos de hérnia torácica, onde normalmente o paciente apresenta sintomas sistêmicos além da irradiação lateral, como desconforto ao longo da cintura na região da hérnia, além de incômodos gastrointestinais.
Fontes:
https://espacoequilibriummtc.com.br/?p=801&gclid=Cj0KCQjw9ZGYBhCEARIsAEUXITVJ4EytpKY7mzmslj6MtRPuViFh_Te4qP4lqKR1eVc__n2KXQekRsUaAuj8EALw_wcBhttps://www.itcvertebral.com.br/hernia-de-disco/